Yoga

Praticar yoga   -Qualidade de vida – Massagem Forman

Relaxa, corrige a postura, dá mais energia, aumenta a flexibilidade e tonifica os músculos. Para quem sofre com problemas de ansiedade, insônia e depressão, o yoga pode servir como calmante. “Um dos benefícios mais fascinantes é o entendimento das nossas emoções. O yoga combate o stress, ansiedade e sintomas causados pela competitividade e cobrança da vida moderna

Do outro lado do mundo, há mais ou menos 2.500 anos, um certo sábio chamado Patañjali escreveu o ”Yoga Sutra”, uma compilação dos princípios da ioga. Nas bandas de cá, alguns bons séculos depois, a prática indiana virou mania. Gente famosa, do quilate da cantora Madonna e da atriz Demi Moore, faz questão de gritar aos quatro cantos que é adepta incondicional. Entre as celebridades nacionais, a lista de fãs aumenta a cada dia, Em números, a ioga é sucesso incontestável. Nos Estados Unidos, onde o boom começou no início da década de 90, já são 15 milhões de praticantes. No Brasil, estima-se que 5 milhões de pessoas já estejam se alongando e se contorcendo nas academias e escolas especializadas. Mas o que é que a ioga tem? Mera ginástica, misticismo, filosofia de vida ou um santo remédio?

yoga- MassagemFormanEm meio ao modismo, fica difícil saber do que realmente se trata o conjunto de posturas exóticas. Mais difícil ainda é entender as diferenças entre as várias linhas, da bhakti-ioga, um dos ramos mais antigos, à power-ioga, versão ocidentalizada. Para começar, é preciso compreender o que é a tal da ioga, sem levar em conta as ramificações. Traduzindo do sânscrito para o português, ioga significa união. É que na Índia, onde tudo começou, o homem é visto como um todo – corpo, mente e espírito – e o sistema de Patañjali seria o instrumento para estabelecer a junção das partes. ”O objetivo principal é livrar o homem de qualquer sofrimento, seja corporal, emocional ou mental”, diz o médico César Deveza, especialista em medicina ayurvédica e autor de uma dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo sobre ioga. ”O propósito não é malhar, mas aquietar a mente para despertar a consciência do corpo como uma unidade. Então, é uma prática psicofísica. Indo mais fundo, os antigos iogues, que viviam em cavernas e florestas, tinham como meta transcender a existência humana”, completa Deveza.

Segundo o ”Yoga-Sutra”, os asanas, posições físicas da ioga, desviam a atenção dos pensamentos para o corpo, aquietando a mente. Com a mente calma, livre do turbilhão que costuma nos tomar de assalto, a respiração sob controle (exercícios respiratórios, os pranayamas, são a parte principal da prática), a tendência é a auto-observação, a concentração, o autoconhecimento e, no fim das contas, a transcendência. ”Os asanas trabalham o equilíbrio interno. Existem, por exemplo, asanas para desenvolver determinação, tolerância, disciplina… Cada vez que o praticante permanece em uma posição, seu estado de consciência se eleva, E, à medida que a pessoa se aperfeiçoa, reforça a qualidade relacionada àquela postura’

A Yoga e o Sistema Nervoso

yoga - massagem para homensO equilíbrio do sistema nervoso está no cerne dessa capacidade. ”Há asanas, o chamados bandha-asanas, que atuam diretamente no sistema nervoso autônomo, propiciando a calma”, assegura Deveza. ”Já outros, como a posição invertida (em que o praticante fica de cabeça para baixo), preparam o corpo para situações adversas, como tensão e estresse”, comenta. Segundo o médico, a fisiologia humana está adaptada ao estado normal do corpo – ou seja, em pé, sem torções, contorções ou estripulias. Quando a pessoa altera essa lógica (o que acontece nas posições da ioga), o organismo tem que se readaptar – o que acaba fazendo bem. A lista de benefícios atribuídos à ioga é enorme. Para início de conversa, estimula o funcionamento de todas as glândulas, da tireóide à hipófise e ao pâncreas, e dá força à coluna vertebral. ”É sabido pela medicina que a coluna mantém a saúde do ser humano. Dela, partem nervos que dão suporte para os sistemas neurovegetativo e nervoso. Com a coluna forte, você também vai ter emoções equilibradas”, salienta a professora de ioga Márcia De Luca, presidente do Ciyma (Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda). ”A maioria começa a praticar ioga para ficar com o corpo sarado. Mas, se a pessoa tiver um bom professor, vai despertar para um caminho maior.” Por ”caminho maior”, entenda-se meditação, uma das oito partes do método indiano.